quinta-feira, 27 de junho de 2013

NOSSA BOA MÃE

                              Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nossa boa Mãe

Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada através de um quadro. Você sabe que ele não é um simples quadro. E um ícone (= imagem). E uma pintura do gênero sacro, portátil, feita de madeira, segundo uma técnica praticada, desde séculos, no Oriente. Um ícone não é uma simples representação dos santos, mas uma representação que torna presente, de modo espiritual, as personagens representadas.
Rezando diante do ícone, somos levados a contemplar o mistério da Encarnação narrado em Cl 1,15: "Cristo é a imagem do Deus invisível". Assim, podemos aprofundar nosso conhecimento da realidade do mistério de Cristo, de Nossa Senhora e dos Anjos e entrar em contato espiritual com eles.
O ícone do Perpétuo Socorro apresenta "Maria com o Menino ladeado pêlos Anjos, com os instrumentos da Paixão, enquanto as mãos do Menino se agarram à mão da Mãe e do seu pé escapa a sandália, deixando ver a planta do çé.As letras gregas que aparecem no ícone indicam os nomes das quatro figuras Jesus Cristo, a Mãe de Deus, o Arcanjo Gabriel (a direita) e o Arcanjo Miguel (a esquerda)". Estes elementos revelam a realidade do sofrimento e da paixão de Cristo. O fundo dourado do quadro é uma representação da Ressurreição. É a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte. Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Acredito que você já está se perguntando: e a Virgem Maria? E o título de Perpétuo Socorro? Qual a razão deste nome? Vamos então ao : ponto central do quadro: ele está no encontro da mão de Maria com as i mãos do Menino. "A mão direita da Mãe acolhe o Filho, sublinhando assim a humanidade de Cristo". A mão da Virgem indica ao mesmo tempo o próprio Filho de Deus. Maria é aquela que nos guia a Jesus Cristo, que é "Caminho, Verdade e Vida". Ela é nosso Socorro porque intercede por nós diante de seu Filho, que deu a sua vida em sacrifício por nós sobre a Cruz no Calvário. Maria é a mulher acolhedora, a boa Mãe.
Contemplando o ícone do Perpétuo Socorro podemos mergulhar no Mistério de Cristo e aprofundar nossa amizade com o Senhor sob a guia da Virgem Maria, Mãe do Redentor.
Segundo a tradição, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho. O ícone foi confiado aos missionários redentoristas pelo Papa Pio IX, em 1866, e se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma. Os redentoristas criaram um meio oracional para propagar esta devoção: é a novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E assim conhecida por ser celebrada num dia fixo em todas as semanas do ano. Em qualquer país do mundo, onde há uma comunidade redentorista, celebra-se esta novena.

Por nós rogai, ó Virgem Mãe do Perpétuo Socorro!

Pe. José Luiz Majella Delgado, CSS.R.
Revista de Aparecida


Nenhum comentário:

Postar um comentário