quarta-feira, 26 de junho de 2013

ENVELHECIMENTO SEM TRAUMAS

Dando continuidade a serie de reportagens escritas por especialistas que nós dão dicas de como devemos agir para transformar nossos dias em momentos de muito prazer e vontade de viver, trago, hoje, essa brilhante matéria. Vale muito à pena ler.
Abaixo publico fotos de dois casais que são exemplo de vida em nossa sociedade.
Ivo Amaral e Edjenalva quase 60 anos de vida conjugal.
Marly e José Couto
que já passam dos 50 anos de casamento.
COMO ENCARAR O ENVELHECIMENTO SEM TRAUMAS
Na metade do século passado, a expectativa de vida não chegava a 40 anos. Atualmente uma pessoa pode chegar facilmente aos 80/ 90 anos. Todos ficam felizes com uma informação desse tipo e todos comemoram o fato de poder viver, com qualidade, por mais 40 ou 50 anos, não é verdade? Mas para você, este aumento da expectativa de vida é vantagem ou não?
O fato é que ninguém quer envelhecer, pois isso representa a proximidade da morte. Velhice significa, em nossa sociedade, ter o rosto marcado pelas rugas, senilidade, doenças, pele flácida, boca sem dentes, exclusão e abandono. Envelhecer é traumatizante e, por causa disso, muitas vezes encaramos esse fato como um castigo quando, na verdade, deveríamos encarar como uma dádiva. Sim, uma dádiva! Pois quem envelhece recebeu o prêmio de viver por longos e longos anos já, que a morte não é privilégio dos velhos, crianças e jovens morrem todos os dias.
A vida é um ciclo: nascer, crescer, envelhecer e morrer. Com exceção daqueles que morrem cedo, a grande maioria dos seres humanos vai passar por todo esse processo e não há como fugir, ele nos é imposto, por isso seria bom que todos soubéssemos enfrentar tudo de maneira tranquila e sem traumas. De que forma?
Um estudo da Universidade de Harvard, na área da psiquiatria, no diz que a lucidez em idade avançada está relacionada ao tipo de personalidade que a pessoa mantém durante a sua vida. Quanto maior for seu nível de aceitação, paciência e tranquilidade diante dos problemas, maiores serão suas chances de atingir a casa dos oitenta com raciocínio lógico e boa memória.
Parece então que o segredo é não se deixar abalar pelas adversidades e não sofrer antecipadamente. Se formos capazes de manter a paz de espírito, ajudaremos nosso organismo a produzir neurônios novos, enquanto que atitudes e palavras negativas liberam toxinas no organismo que provocam a morte das células nervosas.
Chegamos à conclusão, portanto, de que o primeiro fator para nos ajudar a envelhecermos sem traumas é:
SER CAPAZ DE MANTER A TRANQUILIDADE DIANTE DOS PROBLEMAS, NÃO GUARDAR RESSENTIMENTOS, SER POSITIVO E GRATO.
Outro grande problema no processo do envelhecimento é a aposentadoria. Quando uma pessoa se aposenta, o sentimento inicial é de euforia, com a sensação de férias permanentes. Mas com o passar do tempo esta situação de ostracismo começa a incomodar. A falta de tarefas, de sonhos, de objetivos, dá ao indivíduo a sensação de inutilidade e a pessoa começa a ter a impressão de que não tem nenhum motivo para continuar viva. Começam então os sentimentos de tristeza, desânimo, depressão e baixa autoestima. Por isso, o segundo fator que nos ajuda a envelhecermos sem traumas é:
MANTER O NÍVEL DE ATIVIDADE EM ALTA. ENVELHECER NÃO SIGNIFICA FICAR PARADO.
Para isso, procure ter uma atividade que lhe seja agradável. Pode ser um trabalho contínuo ou não, tudo vai depender da sua disposição e vontade. Manter a mente ocupada com atividades gratificantes ajuda no processo do “não” envelhecimento. Lembre-se sempre de que uma mente saudável é sinônimo de um corpo saudável, pois cuidar apenas do corpo é relativamente fácil e todos sabem o que fazer, mas cuidar do psicológico é que é bem mais complicado.
Você percebeu então que a grande “chave mestra” capaz de abrir as portas do envelhecimento saudável e sem traumas é cultivarmos, a cada dia, a capacidade de aceitação das mudanças que ocorrem em nossas vidas. Quando somos flexíveis e adaptáveis às mudanças, nos tornamos pessoas mais leves, abertas ao diálogo e mais fáceis de conviver.
Fora isso, descubra desde já o que mais gosta de fazer. Seja um trabalho manual, como artesanato, ou qualquer outro tipo de atividade, como leitura, viagens, reuniões com amigas, enfim, tudo é válido para que você se sinta feliz. Trabalhos voluntários também contribuem muito para a realização do ser humano.
Lembre-se sempre de que a idade certa para começar a fazer o que gosta é aquela que você  determina. Nunca fique ociosa, isso causa sensação de inutilidade. Confie na sua capacidade de produzir sempre e, dessa forma, você  não envelhecerá nunca, pois todos sentirão prazer em permanecer em sua companhia. No final de tudo você terá a certeza do dever cumprido.

Saiba, pois, que  a nossa existência nesse mundo nada mais é do que um novelo de lã, cujo fio vai sendo puxado aos poucos, até o final. Cabe a você fazer disso algo divertido ou monótono e chato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário