quarta-feira, 29 de maio de 2013

BORBULHAS DE AMOR

Sempre surge aquela dúvida qual a diferença entre Champanhe e Espumante, Cava, Asti e Prosseco... Todos são vinhos geralmente brancos ou rosados, com presença acentuada de gás carbônico, obtido através de uma segunda fermentação.
A palavra Champanhe ou "Champagne", por lei só pode ser utilizada para os vinhos feitos na região francesa de Champagne (no extremo norte da frança) e pelo método Champenoise na elaboração (método tradicional de elaboração de vinhos espumantes, em que a segunda fermentação, a qual fornece as desejadas bolhas, ocorre na própria garrafa). Elaborada com três castas (uvas): A Pinot noir que oferece corpo e estrutura, a Chardonnay que oferece delicadeza, frescor e elegância e a Pinot Meunier que proporciona o buquê floral e de frutas. São considerados as bebidas mais sofisticadas e elegantes, portanto as mais cobiçadas do mundo. Podemos citar Moët & Chandon, Veuve Clicquot, Krug, Mumm, Dom Pérignon, Pommery, Taittinger, Bollinger dentre outras.
Todos os vinhos espumantes feitos fora da região de Champagne são denominados "Espumantes" e podem ser elaborados pelo método Champenoise ou Charmat (Processo para obter espumantes em grande escala, a segunda fermentação é provocada em tanques de inox). Destaque para os espumantes brasileiros (Chandon do grupo Moët Chandon LVMH), espumantes da França, espumantes da Itália (denominados Asti e Prosecco) e espumantes da Espanha (Cava).

Dicas importantes para lidar com este precioso líquido:

Para abrir a garrafa, retire primeiro o papel que envolve a gaiola de arame. Tome cuidado para não retirar o rótulo do gargalo. Desprenda com cuidado o arame, segurando a rolha para evitar o estouro. Para retirar a rolha, segure-a com uma das mãos e, com a outra, gire a garrafa em sentido contrário, até que ela saia.
O estouro só deve ocorrer em grandes comemorações. Ele provoca a liberação de anidrido carbônico, o que ocasiona a perda da persistência da bebida e o charme das borbulhas
Sirva o champanhe a uma temperatura entre 6 e 8 graus, derramando primeiro um pouco do líquido no fundo do copo e, somente após alguns segundos, complete a taça
O copo ideal é o do tipo flûte, por ter o formato alongado e a borda estreita, ajuda a conservar por mais tempo as pequenas borbulhas - perlage (de perle, pérola em francês). Na falta deste, sirva-o em taça para vinho branco
Ao beber, segure a taça pela haste, evitando assim alterar a sua temperatura;
conserve a garrafa em um elegante balde ou champanheira com gelo, durante o serviço de mesa.
Esse vinho, desde que seja seco (brut), pode acompanhar uma refeição do início ao final. Para a sobremesa, o ideal é que seja do tipo demi-sec, que contém mais teor de açúcar.
Pode ser servido a qualquer hora do dia ou da noite

Os drinques especiais elaboradores com champanhe e frutas, agradam a todos os convidados e serão a sensação de sua festa. Como o champanhe é uma bebida de custo muito alto, substitua-o nos drinques por vinhos espumantes ou frisantes (italiano, espanhol ou brasileiro). Claro, isso se seu poder aquisitivo não o permitir adquirir o parente francês, somente elaborado na região de champagne
O champanhe é considerado ideal para acompanhar os momentos românticos, pois dizem que é a única bebida que depois de ser consumida deixa as mulheres ainda mais bonitas e sensuais. Nessas ocasiões, mergulhe na taça um ou dois morangos bem selecionados e obterá um efeito bonito e cheio de charme. Sirva-o com bombons, também de morangos ou com trufas.
Não incline a taça de champagne ao servir (ou ser servido).

O champagne se bebe aos bocadinhos para que não perca sua efervescência mágica e para que seja bebido ainda gelado
O brinde é feito à hora da sobremesa com champanhe, vinhos ou cerveja. Não se brinda com uísque. É apenas um toque dos copos, mas também se usa dizer tintin, expressão oriental de bons augúrios. Erguer levemente o copo é uma maneira de se esboçar um brinde, muitas vezes mais elegantes que aquele confuso tilintar de copos.

O brinde todos os momentos especiais com essa glamourosa bebida e se sentirá sempre uma estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário